top of page

Sobre Lian Gong

O que é
O que é Lian Gong em 18 Terapias?

O Lian Gong em 18 Terapias é uma técnica que une a Medicina Tradicional Chinesa e a Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos.

Consiste em um conjunto de exercícios que visam a prevenção e o tratamento de dores no pescoço, ombros, cintura, pernas e também doenças crônicas. 

 

Lian Gong na língua chinesa significa trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico (músculos, tendões e ossos) com objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.

 

A prática completa do LG18T é composta de 3 partes, totalizando 54 exercícios:

18 Terapias Anterior

Conjunto de 18 exercícios específicos para eliminar a causa fundamental dos desequilíbrios e dores no pescoço, ombros, lombar, glúteos e membros inferiores.

18 Terapias Posterior

Conjunto de 18 exercícios específicos para prevenção e tratamento dos desequilíbrios e dores nas articulações das extremidades, tendões e disfunções dos órgãos internos.

YI Qi Gong em 18 Terapias:

Conjunto de 18 exercícios eficazes no tratamento e prevenção de doenças respiratórias crônicas.

"Trabalhar sem se desgastar, saborear o sem sabor, tornar o pequeno magnífico, aumentar o pouco, ver a simplicidade

na complexidade, realizar o grande nas pequenas coisas. "

 

Daodejing, verso 63 

Como surgiu a prática de Lian Gong em 18 Terapias?

Na década de 60...

Na década de 60, o Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa, trabalhava em um hospital de Shangai e notou um aumento de pacientes com queixas de dores no corpo. Foi então que em 1974, ele desenvolveu uma série de exercícios sistematizados e de ação abrangente que deu o nome de Lian Gong em 18 Terapias: “ginástica com prescrição médica” que transformou o tratamento passivo dos seus pacientes em autoterapia.

A criação 

Posteriormente sentiu necessidade de aprofundar a atuação dos exercícios e criou mais 18 Terapias que pudessem atuar nas articulações, tendões e funções dos órgãos internos. Com o surgimento dessa nova parte,  Dr. Zhuang denominou de 18 Terapias Anterior (os exercícios para dores no corpo) e de 18 Terapias Posterior (os exercícios para articulações, tendões e órgãos internos que surgiram posteriormente).

Lian Gong no Brasil

No início da década de 80, quando as 18 Terapias Anterior e Posterior já estavam difundidas na China e em outros países, Dr. Zhuang criou mais 18 exercícios com o objetivo de melhorar as vias respiratórias, batizado de YI Qi Gong em 18 Terapias (Beneficiamento dos Sopros).

 

Em 1984, Dr. Zhuang foi convidado a apresentar e ensinar o Lian Gong em 18 Terapias no Japão, primeiro país estrangeiro a receber a prática, e a divulgação ocorreu também com extrema rapidez no Sudeste Asiático e em muitos outros países, conquistando milhares de praticantes. 

 

Em 1987, Maria Lucia Lee, pesquisadora das artes corporais terapêuticas da medicina Tradicional Chinesa, no seu primeiro retorno à China, teve o primeiro contato com o Lian Gong em 18 Terapias através do Dr. Zhuang Yuan Ming e foi autorizada por ele a divulgar a técnica no Brasil.

Lian Gong no SUS

Em 2006 o Ministério da Saúde do Brasil incorporou o método no Sistema Único de Saúde (SUS), como Prática Corporal da Medicina Chinesa que compõe as Práticas Integrativas e Complementares.

Patrimônio Cultural Intangível

No ano de 2010, o Lian Gong em 18 Terapias recebeu do Governo Chinês o título de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade e em 2015 foi colocado na lista de Treinamento de Alto Nível para a promoção da Saúde.

Como surgiu

Quer saber mais sobre a Associação Brasileira?

bottom of page